-
Arquitetos: YATTA Architectuur
- Área: 70 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alexandra Bertels
-
Fabricantes: AutoDesk, Chaos Group, Niko, SketchUp, Vitrablok Basic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como o município norueguês de Herent decidiu transformar um gramado sem graça em um playground natural emocionante e inspirador para as crianças, o Atelier Parkoer foi nomeado para projetar o paisagismo. O gramado está localizado próximo a um pequeno córrego que inundava regularmente as áreas adjacentes. Ao criar um espaço para essa água, parte do gramado foi escavada e transformada em uma grande área alagável, já a terra foi usada para esculpir diferentes topografias no terreno, criando uma paisagem lúdica e interessante. Como o município precisava de espaço para sediar uma variedade de eventos no novo parque, YATTA Architectuur foi contratada para projetar um pavilhão pequeno e funcional.
Em vez de posicionar este volume à beira do terreno e escondê-lo da vista, os arquitetos decidiram fazer o oposto. O pavilhão pode criar uma experiência extra no parque, gerando uma identidade para o local, então, por que não posicioná-lo no meio do parque, cercado pelas colinas?
O projeto arquitetônico consiste em uma parede contínua de tijolos de vidro – iluminando o parque à noite, pois está conectado à rede pública. Essa parede de vidro se abre de um lado, permitindo o acesso ao terraço da cobertura, devolvendo o espaço ocupado pela implantação do volume e criando vistas sobre o novo parque. A construção consiste em uma estrutura de concreto simples e robusta, enquanto o acesso ao espaço de depósito é garantido por grandes portas deslizantes de metal corrugado.
À medida que brilha com a luz do sol, o pavilhão brutal, mas aparentemente delicado, conseguiu ajudar a transformar o local em um parque vibrante e emocionante. As ambições arquitetônicas da equipe de projeto foram muito superiores às exigências funcionais do programa, resultando em um espaço único, agora também sendo usado para receber eventos, provando que às vezes a função segue a forma.